Este post é para ver e principalmente para ouvir. Várias vezes já comentei sobre as trilhas sonoras de filmes aqui no FFMR, e na maioria das vezes o nome John Williams veio à tona. Nunca escondi a admiração que tenho por esse maestro, que une duas das minhas maiores paixões: cinema e música.
John Towner Williams nasceu em Long Island, Nova Yorque, em 1932. Começou a trabalhar com música aos 20 anos, mas só em 1957 uma obra sua teve participação no mundo cinematográfico. Foi um filme de baixo orçamento, "apenas" US$100.000,00, e estreou no ano seguinte (1958).
Foi só o início de uma carreira fenomenal, que lhe rendeu nada menos do que 45 indicações ao Oscar, sendo que em 5 delas ele voltou com a estatueta prá casa. A primeira foi por "Um Violinista no Telhado", de 1971, seguido de "Tubarão" (1975), "Guerra nas Estrelas" (1977), "E.T." (1982) e "A Lista de Schindler" (1993). Em número de indicações, só Walt Disney foi melhor, com mais de 60 indicações, e 22 estatuetas.
Certamente, as obras mais famosas desse senhor "batuta" (desculpem o trocadinho... hehehe) são as trilhas sonoras de Guerra nas Estrelas, Tubarão, Indiana Johnes, E.T., Superman, Contatos Imediatos do Terceiro Grau e Jurassic Park. Mas há filmes famosíssimos no currículo dele, tais como "7 Anos no Tibet", "O Resgate do Soldado Ryan", "Esqueceram de Mim", os 3 primeiros da saga de Harry Potter, "Minority Report", Memórias de uma Gueixa"... ufa... é tanta coisa que fica fácil nos perdermos em devaneios e começarmos a pensar qual filme dos que têm a trilha sonora de John Williams não é famoso...
Vários dos trabalhos dele foram parcerias com George Lucas e Steven Spielberg, resultando em uma amizade que já perdura há décadas. A visão dos dois diretores, aliada à habilidade de transformar idéias em sons que podem ser convertidos novamente nas mesmas idéias, nos presenteou com filmes que emocionam tanto pelo visual e pela história quanto pela música.
Pois bem... hoje, 08 de fevereiro, é o aniversário de John Williams. 79 anos, dos quais quase 6 décadas foram dedicadas à Sétima Arte. Este post é dedicado a todo trabalho que leva o seu nome. Prá concluir, uma homenagem que foi feita por Corey Vidal em seu canal no YouTube há alguns anos atrás, quando do lançamento do episódio III de Guerra nas Estrelas. O link do vídeo é este aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário