sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Eu, Robô


Com Will Smith (As Loucas Aventuras de James West, Homens de Preto I e II, Independence Day, entre outros), Bridget Monayhan (O Novato, O Senhor das Armas, entre outros), James Cromwell (A Soma de Todos os Medos, Cowboys do Espaço, entre outros) e Bruce Greenwood (O Núcleo, Star Trek IX, 13 Dias que Abalaram o Mundo, entre outros).

Em meio à sociedade de 2035, robôs circulam entre seres humanos. O detetive Del Spooner (Smith) é chamado para resolver um caso envolvendo um médico-cientista que salvou-lhe a vida no passado, o Dr. Alfred Lanning (Cromwell), o dono da empresa que fabrica os robôs, o Sr. Lance Robertson (Greenwood) e uma "robopsicóloga", a Dra. Suzan Calvin (Monayhan).

A história deste filme baseia-se, como outras obras encabeçadas por "O Homen Bicentenário", na obra literária de Isaac Asimov, escritor russo naturalizado americano, que escreveu principalmente sobre a relação entre seres humanos e robôs, sendo considerado o inventor da palavra "robótica" e criador das 3 leis da Robótica:

1ª lei - Um robô não poderá fazer mal a um ser humano, nem por omissão permitir que um ser humano sofra algum mal;
2ª lei - Um robô deve obedecer às ordens de um ser humano, a não ser que tais ordens entrem em conflito com a primeira lei;
3ª lei - Um robo deve preservar sua existência, a não ser que isso entre em conflito com a primeira ou a segunda leis.

Para quem gosta do gênero, é obrigatório ter esse filme na sua lista de "vistos".

Nenhum comentário: