Salve, amigos cinéfilos!
Conforme prometido, estou entregando mais um artigo aqui, falando sobre uma saga comparável a outras de grande renome, como Star Wars, Lord of the Rings, Star Trek, Harry Potter... E não é qualquer saga... é a responsável por tornar realidade o sonho de muitas crianças, jovens e adultos: ver os seus heróis favoritos pulando das páginas dos quadrinhos pras telas: o Universo Cinematográfico Marvel!
Este ano o MCU (Marvel Cinematic Universe) completou 10 anos. São 10 anos de filmes e séries pensados para, todos juntos e em sequência, contar uma história só. Sim, cada um dos filmes e dos episódios das séries são, na verdade, pequenos ou grandes capítulos de um só conto. Mas antes de falarmos dos filmes, vamos falar um pouco dos bastidores, um papo que vem rolando há muito mais do que os 10 anos do MCU...
1993-1995
Na década de 90 a Marvel já contava, além da parte de publicações em papel, com uma divisão voltada a outras mídias: o Marvel Entertainment Group. Em 93, a divisão Marvel Films foi criada sob a presidência de Avi Arad. Outras empresas acabaram comprando nos anos seguintes os direitos de alguns personagens, como os X-Men (cujos direitos foram adquiridos em 1994 pela 20th Century Fox.
Quarteto Fantástico... ou quase... |
1996-2000
Ainda na década de 90, foi criado o Marvel Studios, que passou a controlar os personagens cujos direitos ainda estavam nas mãos da empresa principal. Em agosto de 98 estreia nos cinemas Blade, com Wesley Snipes no papel principal e a direção de Stephen Norrington. Em julho de 2000, numa colaboração entre a Marvel e a 20th Century Fox, é lançado X-Men, com o mito Patrick Stewart encarnando o professor Xavier e Brian Singer no "volante" da produção.
Blade... continuação em breve... |
2000-2004
Nesse período a Marvel, por assim dizer, apareceu apenas com o nome e com uma parcela pequena da produção de filmes. Empresas como Paramount Pictures e New Line Cinema, além da Fox e da Sony, continuaram a capitanear os filmes dos personagens Marvel. Até mesmo a Artisan Entertainment (A Bruxa de Blair) ajudou a engrossar o caldo que virou o panteão de heróis. Em 2002 estréia Homem-Aranha (sim, o "primeiro", com o Tobey Maguire como cabeça-de-teia e dirigido por Sam Raimi).
Spider-Man ou Spider-Emo? |
2005-2007
É aí que a coisa começa a tomar forma para a Marvel. Durante esse período, a empresa começa a pensar em readquirir os direitos de alguns personagens, enquanto aproveita o lucro dos licenciamentos realizados para outros estúdios. Entre animações e curtas, Avi Arad e o resto da equipe vão ganhando experiência e preparando as fundações para o que viria a ser um verdadeiro império nos anos seguintes. É também nessa época (março de 2007) que Kevin Feige assume como Presidente de Produção, e a pré-produção do primeiro grande filme da Marvel Studio começa. Feige, até hoje, é considerado o grande nome da Marvel no cinema, tendo participado da produção de todos os filmes de 2008 até o presente
O Motoqueiro Fantasma, estrelado por Nicolas Cage... eu conto ou vocês contam? |
2008-2012 (MCU Fase 1)
2008 - Em maio, estréia a pedra fundamental de 10 anos de repetidos sucessos da Marvel: Homem de Ferro, com Robert Downey Jr. no papel principal e Jon Favreau na direção (e também atuando como o guarda-costas Happy Hogan). Introduzindo personagens como Pepper Pots (Gwynet Paltrow), James "Rhodey" Rhodes (que foi interpretado no primeiro filme por Terrence Howard, e depois foi substituído por Don Cheadle), Phill Coulson (interpretado por Clark Gregg, e que ganharia papel de destaque tanto nos filmes como na série Marvel: Agentes da S.H.I.E.L.D.) e a inteligência artificial JARVIS (dublado por Paul Bettany), o sucesso foi estrondoso! Robert Downey Jr. encaixou tão bem no papel que até mesmo os quadrinhos mudaram para deixar Tony Stark mais parecido com o ator. No mesmo ano, Edward Norton dá vida a Bruce Banner em O Incrível Hulk.
"I am Iron Man" |
2009 - Pela "bagatela" de 4 bilhões de dólares, a toda-poderosa Disney compra a Marvel Studios e a coisa começa a fluir. Parte do acordo garantiu os direitos de personagens em posse de outros estúdios, mas a própria Disney anunciou que iria distribuir entre os seus estúdios esses direitos assim que os acordos externos expirassem.
Imagem auto-explicativa |
2010 - Favreau e Downey Jr. voltam às telas para a sequência Homem de Ferro 2. No mesmo ano, nasce a divisão de televisão da Marvel Studios (que manteve o nome após a compra pela Disney). Ainda, voltam para a Marvel (Disney) os direitos de distribuição para filmes d'Os Vingadores e para o terceiro filme do Homem de Ferro.
O Tony é fod@... mas a armadura do Máquina de Combate é muito mais legal! |
2011 - Mais dois filmes são lançados sob o selo da Casa das Idéias, como a Marvel é conhecida desde os tempos remotos: Thor (maio), com Chris Hemsworth no papel principal, e Capitão América: O Primeiro Vingador, com Chris Evans empunhando o escudo e ostentando as cores azul-vermelho-branco. E pode ir se acostumando com o nome Chris, pois esses dois são apenas os primeiros nos elencos dos filmes. Na produção asgardiana, grandes personagens serão apresentados e brilhantemente interpretados no elenco, como Loki (Tom Hiddlestone), Odin (Anthony Hopkins), Heimdall (Idris Elba), Erik Selvig (Stellan Skargård). Já no filme do "Cap", além do próprio, vamos conhecer o Caveira Vermelha (Hugo Weaving, infelizmente apenas nesse filme), Peggy Carter (Hayley Atwell <3, que reprisaria o papel na série Marvel: Agent Carter, cancelada prematuramente na segunda temporada) e Bucky Barnes (Sebastian Stan).
Capitão Steroids x Péssimo sotaque alemão |
2012 - Finalizando a Fase 1, os já cativados fãs vão aos cinemas assistir ao primeiro filme da história com mais de 2 personagens principais: Os Vingadores. Downey Jr., Hemsworth e Evans voltam aos seus respectivos papéis (Homem de Ferro, Thor e Capitão América), e são acompanhados pelo Hulk (agora vivido por Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johanson <3) e o Gavião Arqueiro (Jeremy Renner). A segunda em comando da S.H.I.E.L.D., Maria Hill (Cobie Smulders <3) é apresentada, bem como temos a primeira noção de um grande universo na história de fundo.
"Eu nem chorei... só fiquei tremendo..." |
2013-2015 (MCU Fase 2)
2013 - O início da segunda fase dos filmes é marcado pelas sequências Homem de Ferro 3 e Thor: O Mundo Sombrio. Temos nesse segundo uma pequena noção sobre o que viria a ser um dos pontos mais importantes da trama geral: as Jóias do Infinito (ainda não anunciadas com esse nome).
Como desperdiçar o talento de uma atriz (o filme ficou bom, mas a NP podia fazer melhor) |
2014 - Uma sequência (Capitão América 2: O Soldado Invernal) e um lançamento, que se mostrou uma agradável surpresa: Guardiões da Galáxia. Apresentando pela primeira vez no cinema a parte cósmica do universo Marvel, a equipe formada por Peter Quill (vivido pelo terceiro Chris, o Pratt), Gamora (Zoe Saldama <3), Drax (Dave Bautista), Rocket Racoon (dublado por Bradley Cooper) e Groot (dublado - EM TODAS AS LÍNGUAS nas quais o filme foi distribuído - por Vin Diesel) é colocada contra o primeiro representante da raça Kree: Ronan, o Acusador (Lee Pace). Os Kree vão ganhar uma certa importância no universo Marvel dos cinemas e da televisão, aparecendo principalmente na série Agentes da S.H.I.E.L.D., mas também mencionados indiretamente na série Inumanos. Especial atenção para o personagem O Colecionador (Benicio Del Toro), pois é ele quem explica detalhadamente, pela primeira vez, o que são as Jóias do Infinito, o centro da trama.
"Come and get your loooooooove..." |
2015 - Seguindo o padrão, a fase 2 se encerra com uma sequência e um lançamento: Vingadores: A Era de Ultron e Homem Formiga. O primeiro mostra principalmente a grande preocupação de Tony Stark com uma possível repetição dos eventos de Vingadores (invasão alienígena em Nova York). Já o segundo introduz tanto Scott Lang (Paul Rudd) no manto que, nos quadrinhos, é de Hank Pym (Michael Douglas), quanto o conceito chamado no MCU de Reino Quântico, que será importante principalmente no fim da fase 3 quanto no início da fase 4.
Até que ficou legalzinho... se é que me perdoam o trocadilho... |
2016-2018 (MCU Fase 3)
2016 - Seguindo a receita dos anos anteriores, o primeiro ano da fase 3 tem uma sequência e um lançamento. A sequência é Capitão América: Guerra Civil - que até então reunia a maior quantidade de personagens principais dentre todos os filmes do MCU. O roteiro é adaptado do arco homônimo dos quadrinhos, e apresenta mais dois personagens que logo ganhariam seus filmes solo: o príncipe T'Challa, detentor do título de Pantera Negra (e muito bem interpretado por Chadwick Boseman), e o tão aguardado Peter Parker, vestindo o tradicional uniforme azul e vermelho do Homem-Aranha (Tom Holland, na minha opinião o melhor dentre os atores no papel, bem acima de Tobey Maguire e seguido de perto por Andrew Garfield). A cisão no grupo de heróis se torna importante nos próximos filmes, como veremos mais tarde. O lançamento, muito comentado por sinal, foi de Doutor Estranho, personagem clássico dos quadrinhos, além de um dos mais poderosos do "panteão de papel". Introduzindo o Dr. Stephen Strange (Benedict Cumberbatch), e alguns outros personagens de apoio, vemos a quarta Jóia do Infinito pela primeira vez em um dos artefatos mágicos usados pelo herói. Além disso, Wong (Benedict Wong), o instrutor do mago supremo, nos dá mais uma aula sobre as Jóias, o que ajuda a nos manter nos trilhos em termos de história.
Benedito só nos psicodélicos... |
2017 - Foi um ano atípico até aquele ponto para o MCU. Além da tão esperada sequência de Guardiões da Galáxia (com o nome genial de Guardiões da Galáxia Vol.2), temos o ainda mais esperado debut do cabeça de teia como, de fato, um personagem Marvel. Homem Aranha: De Volta ao Lar coloca o amigão da vizinhança de vez na trama, começando com a repercussão dos eventos de Os Vingadores e Vingadores: Era de Ultron na maioria da população (afinal, alguém tem que limpar a sujeira que a treta deixa pra trás, não é mesmo? hehehe). O terceiro filme do ano foi um não tão aguardado pelo público em geral, mas que teve um hype muito grande por parte de quem conhece os quadrinhos. Thor: Ragnarok veio trazer de volta o gigante esmeralda, o que para alguns justificaria a troca do nome do filme para Planeta Hulk (arco dos quadrinhos muito aclamado pelos fãs). Dirigido por Taika Waititi, o filme tem a cara divertida do diretor, e é o gancho para o tão sonhado mega-filme da fase 3.
Honestamente? O melhor Homem-Aranha dos 3... |
2018 - Mostrando a que veio, a Marvel novamente lança 3 grandes filmes (2 sequências e 1 lançamento). Primeiro, aquele que considero um dos melhores filmes solo do MCU. Pantera Negra vem contar a história do agora rei T'Challa após os eventos de Guerra Civil, e mostrar pela primeira vez o país fictício de origem do monarca: a nação africana de Wakanda. O filme é um show em todos os quesitos (interpretação, trilha sonora, fotografia, efeitos especiais...). Em seguida, o grande divisor de águas da fase 3 é revelado: Vingadores: Guerra Infinita! Juntando nada menos que 21 heróis do cinema no mesmo filme, a produção foi monumental! Com Thanos (Josh Brolin) como antagonista principal, justifica toda a ladainha dos filmes anteriores sobre as Jóias do Infinito. O pouco comentado (perto dos outros dois) Homem-Formiga e A Vespa tem lugar cativo na trama, pois aprofunda a breve explicação sobre o Reino Quântico que recebemos no primeiro filme. Finalmente mostrando Hope Van Dyne (Evangeline Lilly <3) finalmente preenchendo seu lugar ao lado do nosso pequeno-grande herói (ah, a Sessão da Tarde... kkkkkkk), temos o resgate da desaparecida esposa de Hank Pym, Janet Van Dyne (a Vespa original, interpretada pela maravilinda Michelle Pheiffer <3<3).
"Black Panta" |
2019 - adiante (Fim da Fase 3 e início da Fase 4)
2019 - No começo do ano, ainda na fase 3, vamos ter mais um lançamento que promete bastante: Capitã Marvel. A primeira aparição de Carol Denvers (Brie Larson <3) no MCU deve ser outro marco importante. Segundo se ouviu dos envolvidos no roteiro, ela será apresentada como a personagem mais forte até o momento, capaz até de colocar o titã louco de joelhos. Pouco tempo depois, deve sair a conclusão da história iniciada em Guerra Infinita O filme ainda sem nome está programado para maio. Já na fase 4, a sequência de Homem-Aranha: De Volta ao Lar (com o nome de Homem-Aranha: Longe de Casa) fecha o ano e inicia uma nova era para o MCU, que segundo especulações, deve vir temperada com os novos filmes do Quarteto Fantástico e dos X-Men, agora definitivamente na Marvel, e graças à negociação que já é comentada - onde a Disney deve ficar ainda mais toda-poderosa adquirindo a 21th Century Fox.
Te cuida, Mulher-Maravilha... |
O Futuro - Infelizmente, nem tudo são flores. A demissão do diretor James Gunn por conta de antigos tuítes, além da indignação dos atores com esse fato, colocou em risco a produção (já iniciada) do terceiro filme dos Guardiões da Galáxia. Os atores se recusam a participar sem o diretor, a Disney se recusa a rever a decisão, e em princípio, a produção está parada por tempo indeterminado. O que se sabe é que o projeto ainda existe, a produção está apenas suspensa (não cancelada), e ainda há mais projetos a serem executados, portanto vamos ficar na dúvida sobre isso por enquanto.
De resto, sabe-se com certeza apenas que existem os seguintes projetos confirmados para o futuro da franquia:
- A Viúva Negra deve ganhar um filme solo, estrelado ainda por Scarlett Johanson (suspiros);
- Pantera Negra deve ganhar uma sequência (ainda sem nome definido), o que muito me agrada;
- Estão confirmados planos para introduzir Os Eternos no MCU. Este é um grupo de seres criados pelos Celestiais (entidades divinas consideradas como uma das raças mais antigas do universo Marvel. Nos filmes, foi vista apenas a cabeça decepada de um em Os Guardiões da Galáxia, no lugar chamado - muito originalmente, diria eu - de Lugar Nenhum), e o seu objetivo era servirem como guardiões da Terra;
- Há um boato sobre, pelo menos, mais um filme de Blade. Wesley Snipes teria confirmado que está em negociações com a Marvel para reprisar o papel do caçador de vampiros no cinema.
"- Os Eternos... - Ham... quem?" |
E com estas gotas de conhecimento, ficamos por aqui, esperançosos pelo futuro do MCU nas telonas. Logo devo trazer os reviews das séries da Marvel feitas pela plataforma digital Netflix!
Nenhum comentário:
Postar um comentário