sábado, 25 de setembro de 2010

Perfume de Mulher


Produção já antiga, dos anos 90, mas até hoje um filme muito bem conceituado em todas as críticas recebidas. Com All Pacino (O Poderoso Chefão, Batman - O Filme, etc), Cris O'Donnell (Batman - O Retorno, Batman - Eternamente, Limite Vertical, etc).

O filme conta a história do Ten. Cel. Frank Slater (Pacino), um militar aposentado por invalidez que perdeu a visão numa brincadeira com granadas(!). A família dele viaja para comemorar o dia de Ação de Graças e deija o jovem estudante Charles Sims (O'Donnell) tomando conta do ex-soldado durão. Este usa economias que possuía para levar o rapaz à Nova Yorque e fazer o que chama de um "Tour de Prazeres", ou seja, fazer amor com uma bela mulher, dirigir uma Ferrari (nota: ele é CEGO!), hospedar-se num bom hotel, entre outros.

Esse filme tem, na minha opinião, o melhor monólogo sócio-psicológico que eu já ouvi... são aproximadamente 15 minutos em que o Coronel Slater defende Charlie perante os alunos e professores de sua escola.

Muito bom filme, um verdadeiro aprendizado para a vida, de como não desistir frente aos problemas, de ser honesto, mas não rebaixar-se e de lealdade entre os iguais.

Um comentário:

Gabriela Ferri disse...

Como colaboradora, devo acrescentar que foi a melhor cena de tango que eu já vi na vida, embora tenha pouquíssimos passos da dança! Claro que a trilha sonora de Astor Piazzola ajudou (e muito!) a embalar a cena. Mas inegavelmente Al Pacino conseguiu o que pouquíssimos atores conseguiram até hoje: encenar como um anti-herói que, aos poucos, conquista e leva o público às lágrimas.
Ótimo filme pra quem gosta de histórias densas e cheias de significados nas entrelinhas.