
Produção já antiga, dos anos 90, mas até hoje um filme muito bem conceituado em todas as críticas recebidas. Com All Pacino (O Poderoso Chefão, Batman - O Filme, etc), Cris O'Donnell (Batman - O Retorno, Batman - Eternamente, Limite Vertical, etc).
O filme conta a história do Ten. Cel. Frank Slater (Pacino), um militar aposentado por invalidez que perdeu a visão numa brincadeira com granadas(!). A família dele viaja para comemorar o dia de Ação de Graças e deija o jovem estudante Charles Sims (O'Donnell) tomando conta do ex-soldado durão. Este usa economias que possuía para levar o rapaz à Nova Yorque e fazer o que chama de um "Tour de Prazeres", ou seja, fazer amor com uma bela mulher, dirigir uma Ferrari (nota: ele é CEGO!), hospedar-se num bom hotel, entre outros.
Esse filme tem, na minha opinião, o melhor monólogo sócio-psicológico que eu já ouvi... são aproximadamente 15 minutos em que o Coronel Slater defende Charlie perante os alunos e professores de sua escola.
Muito bom filme, um verdadeiro aprendizado para a vida, de como não desistir frente aos problemas, de ser honesto, mas não rebaixar-se e de lealdade entre os iguais.
Um comentário:
Como colaboradora, devo acrescentar que foi a melhor cena de tango que eu já vi na vida, embora tenha pouquíssimos passos da dança! Claro que a trilha sonora de Astor Piazzola ajudou (e muito!) a embalar a cena. Mas inegavelmente Al Pacino conseguiu o que pouquíssimos atores conseguiram até hoje: encenar como um anti-herói que, aos poucos, conquista e leva o público às lágrimas.
Ótimo filme pra quem gosta de histórias densas e cheias de significados nas entrelinhas.
Postar um comentário