segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Duna


Adaptação do romance homônimo de Frank Herbert, é um dos meus filmes preferidos. Arthur C. Clarke declarou, falando sobre Duna: "Não conheço nada comparável a ela exceto 'O Senhor dos Anéis'".

Dirigido por David Lynch, tem no elenco Kyle MacLachlan (Twin Peaks, Veludo Azul), Sean Young (Blade Runner - O Caçador de Andróides, Ace Ventura - Um Detetive Diferente), Patrick Stuart (X-Men, Moby Dick) e Sting (Cold Mountain, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes).

Há quem ache que Duna é simplesmente uma obra de ficção científica, com navezinhas espaciais, raios lazer e homenzinhos verdes. Na verdade, apesar de possuir esses ingredientes, esse bolo é mais complexo que isso. Duna, bem como os 5 livros que continuam a história são, na verdade, um tratado político, antropológico e psicológico, com uma clara apologia à situações e fatos ocorridos na década de 60, quando a história foi idealizada.

E é exatamente isso que atrai no filme. A questão dos efeitos especiais não é o atrativo principal do filme (mesmo porque o filme é de 1984), a não ser que você seja um entusiasta retrô, pois prá época foi muito bem feito.

Destaque prá trilha sonora, interpretada quase toda pela Orquestra Sinfônica de Viena. Mais uma de trazer lágrimas nos primeiros acordes.

Se você não viu ainda a versão de 1984, recomendo, pela "regra dos 15 anos", que você assista a série que saiu em 2000. Não é o show de interpretação da versão antiga, mas quebra o galho, pois o texto é muito parecido, inclusive com frases iguais em certos pontos.

2 comentários:

Felipe_Werlang disse...

Achei o filme de 1984 muito fraquinho.
Creio que a série é melhor.
Alguém aí já leu os livros?

Bushido disse...

Eu já li "O Messias de Duna", achei fodástico.
Enquando o filme (que já me disseram: é fiel ao livro) trata do psicológico dos personagens, o Messias trata da visão mais política. Vale a pena ler...

Os outros, pelo que ouvi falar, seguem uma linha bem parecida, ou seja: devem ser ótimos!