terça-feira, 11 de agosto de 2015

DC x Marvel - Comics nas telonas e telinhas (parte 3 - considerações finais)

Salve, cinéfilos de plantão!

Segue a terceira e última parte do post especial em três atos (sério?) sobre a batalha Marvel x DC nos cinemas e na televisão! Agora vamos fazer um comparativo, lembrando quem começou, quem levou a melhor em arrecadação nos cinemas, qual é mais bem sucedida em séries de TV... sempre lembrando que sou imparcial nessa disputa... ou tento ser... hehehe

Bom, vamos começar assim: Quem começou a expandir o seu universo dos quadrinhos para as telas primeiro? Qual das duas teve essa brilhante ideia, e decidiu apresentar algo mais aos fãs, conquistar uma nova fatia de público e, claro, ganhar alguns $$$ a mais?

Indiscutivelmente, foi a DC. Como expliquei nos post anteriores (parte 1 / parte 2), a primeira aparição de um personagem baseado em qualquer das duas franquias é da década de 40, com o Superman. A Marvel só foi colocar um personagem nas telas na década de 80, com Howard, the Duck. E olha que essa adaptação, apesar de fazer parte da infância de tanta gente e ser um clássico da Sessão da Tarde, nem ficou tão boa. Portanto, está aberto o placar, DC 1 x 0 Marvel.

Segundo ponto: quem levou a melhor em arrecadação nos cinemas. Vamos considerar qual filme arrecadou mais, não qual foi o mais lucrativo. Por quê? Primeiro, é mão de obra semais pesquisar quanto cada filme custou, quanto arrecadou e fazer as contas (sou das humanas, não das exatas, e um preguiçoso inveterado para coisas que não sejam essenciais); Segundo, porque temos filmes de baixo orçamento que arrecadaram pouco, filmes de grande orçamento que arrecadaram muito, valor dos ingressos x valor gasto no filme em cada época, o advento da Internet, com cada vez mais informação sobre os filmes sendo jogadas na nossa cara a cada dia... é MUITA mão de obra.

Então vamos ver: O filme que mais arrecadou na história da DC nos cinemas foi The Dark Knight Rises (e a DC agradece até hoje ao Heath Ledger por isso), com US$ 1,084 bilhão. Parece muito, mas calma: A Marvel emplacou US$ 1,518 bilhão com o The Avengers, ou seja, o morcegão deveria conseguir mais uns 50% para igualar a trupe da Marvel. Sem contar que o blockbuster da DC é apenas o 3º colocado entre as duas franquias, pois Iron Man 3 está em 2º lugar (na verdade, empatado tecnicamente com o primeiro, pois arrecadou aproximadamente a mesma coisa). Portanto, com indiscutível vantagem (numérica e financeira), a Marvel empata o score: DC 1 x 1 Marvel

Próximo ponto: Qual é mais "forte" nas séries para a TV. Ok, o critério é subjetivo agora. Não vou mentir, estou longe de ter visto todos os filmes / seriados das duas, estou postergando para assistir Agents of S.H.I.E.L.D. e Daredevil, por exemplo. Mas vou me basear no que já ouvi/li a respeito. Posso estar enganado, e peço que me corrijam se for o caso. Ah, e não vamos considerar séries que já tenham terminado ou que ainda não tenham estreado por uma questão de justiça, isso faz com que a coisa fique um pouco desleal.

Ok, a Marvel emplaca melhor nos cinemas, e a DC vai melhor nas séries televisivas... será? Teremos uma disputa pontuada dentro desse tópico, pois temos que comparar séries, o que é dificílimo, pois a responsabilidade maior é dos canais que as produzem. Do lado da DC, temos em andamento hoje as séries Arrow, Flash e iZombie pelo canal The CW, e Gotham, pela Fox. Do lado da Marvel, temos Agents of S.H.I.E.L.D. e Agent Carter da rede ABC, Powers, da PSN e Daredevil, da Netflix. Nesse comparativo, temos 4 séries de cada lado, e confesso que não havia sequer ouvido falar das séries iZombie (DC) e Powers (Marvel). portanto, por critérios de equidade, não vou levá-las em consideração.

Começando pela Marvel, as duas séries que mostram os heróis menos "super" do universo da editora, os agentes atuais e antigos da agência S.H.I.E.L.D.,  têm estado discretamente a contento dos telespectadores. Agents of S.H.I.E.L.D. mostra o dia a dia dos agentes "humanos-normais-insignificantes" que limpam toda a sujeira deixada pelos super's. Agent Carter mostra uma personagem apresentada pela primeira vez no longa do Capitão América, que dá tom a parte do filme como um pseudo interesse amoroso do escoteiro da Marvel. Ambas apostaram em uma receita não muito comum, que é usar os mesmos atores para interpretar os personagens que já haviam interpretado no cinema (a Agente Carter, personificada pela bela Hayley Atwell, e o Agente Coulson, com a cara de Clark Gregg). Já Daredevil tem sido uma boa surpresa do canal Netflix, apresentando uma repaginação do advogado/vigilante Matt Murdock, mas de uma forma menos sobre-humana do que o filme de 2003, estrelado por Ben Affleck (que agora está na concorrente como o novo Batman, conforme TODO MUNDO já sabe... hehehe). Mas essas séries estão muito mais para "legal" do que para "OMFG!".

Passando para a DC, temos duas séries que mostram membros fundadores da Liga da Justiça, mas que não foram tão aproveitado no universo das telonas até o momento: Arrow e Flash. A primeira, já indo para a 4º temporada, tem causado muito burburinho, tanto que o personagem, sempre visto como um milhonário e excêntrico playboy já está sendo chamado de "o Batman-mais-Batman-que-o-Batman". Não tão fiel ao que se vê nas animações e quadrinhos da DC (quem não lembra daquele cavanhaque malandro e da roupa de Robin Hood de Oliver Queen), a série tem agradado bastante como uma visão mais "realista" (se é que se pode chamar de realista um seriado que... bom... sem spoilers.. hehehe) do justiceiro de Star(ling) City. E se passando na vizinha Central City, temos Flash, indo para a sua 2ª temporada, com características bastante fiéis aos quadrinhos, inclusive com relação ao uso de personagens como o Flash Reverso, por exemplo. Ainda, estas séries trazem algo que tem agradado bastante: os "crossovers". Há, inclusive, o projeto para uma terceira série envolvendo exatamente isso, um crossover entre as duas, tamanho o sucesso. Já Gotham conta uma história de fundo de alguns personagens não tão explorados nos quadrinhos, e dá um reboot na história de origem de outros. Não assisti ainda, mas os comentários estão excelentes. E a presença de Jada Pinkett Smith só adiciona.

Portanto, esse último ponto certamente vai para a DC, que está sabendo empolgar muito nos seriados. Então temos o placar de DC 2 x 1 Marvel.

Existem outros aspectos que eu poderia apontar aqui, mas todos seriam subjetivos e pessoais, o que não seria legal com o leitor. Por exemplo, apesar de eu passar o troféu para a DC, sou "#teamMarvel" assumido. Mas preciso dar o braço a torcer que, na verdade, gosto de todos os personagens, independente de qual empresa detenha os direitos sobre eles. Nem preciso dizer que o sonho de qualquer nerd que se prese é um crossover entre DC e Marvel, mas também não preciso dizer o quão difícil seria acontecer esse evento tão épico.

Uma coisa que posso falar, colocando aqui o meu gosto para que vocês tirem as conclusões após assistir, é sobre o tom dos filmes e trailers que vi até agora. A Marvel sempre teve um tom de muita ação, muita explosão, muita pancadaria e a dose certa de humor. A DC, pelos filmes da franquia Batman - Begins / The Dark Knignt / The Dark Knight Rises e o recente Man of Steel, já apresenta um tom mais soturno, bastante voltado aos personagens, mas sem deixar de mostrar explosões, perseguições, e todo tipo de ação. Mas falta um pouco de humor, deixando os filmes mais sérios, o que atinge inclusive outro tipo de público. O ideal é assistir todos e tirar as próprias conclusões.

E finalmente chegamos ao fim dessa matéria, espero que seja do agrado dos nobres cinéfilos e leitores, e que incentive a que se assista aos filmes e séries para ver se estou errado, ou porque concorda com o que eu disse acima, ou simplesmente por curiosidade. independente do motivo, se você assistir algum desses filmes/séries pelo que escrevi aqui, já fico naquela de "missão cumprida"... hehehe

É isso... Sigam-me no Twitter (@ffmoviereview), lá eu semrpe aviso quando houver post novo...

Grande abraço!

Nenhum comentário: