sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A Jornada do Herói

Salve, amigos cinéfilos!

Hoje vou tecer alguns comentários a respeito de algo visto na grande maioria das obras literárias, cinematográficas e dramaturgias: A Jornada do Herói!

Conheci o nome desse conceito através do autor brasileiro de ficção e fantasia Eduardo Spohr (ele tem página do Facebook e administra o blog Filosofia Nerd). Além de escritor, ele também é professor universitário e jornalista, e ministra cursos relativos a literatura e escrita. Num dos cursos ele ensina sobre "A Jornada do Herói", e apesar de eu nunca ter assistido, ouvi o conceito e uma explicação reduzida sobre o que é explanado nas aulas. E vou apresentar a vocês o pouco que eu conheço a respeito, usando exemplos do cinema (mais especificamente, filmes com tons de aventura como Matrix e Star Wars). Infelizmente não é possível usar esses exemplos sem uma certa quantidade de spoilers dos filmes, mas levando em conta a data de lançamento desses filmes, nem pode ser considerado spoiler... portanto, se você ainda não assistiu esses filmes, saia do estado de coma assista antes, depois leia esse post.

Outro detalhe: estou considerando os seis filmes já lançados do universo Star Wars, e considerando Anakin como o verdadeiro protagonista, e não Luke.

E do que trata esse conceito, vocês me perguntam? Bom... Ele está presente desde que a humanidade começou a se comunicar. Foi identificado por Joseph Campbell nos idos de 1949, e trata-se de um conceito de jornada cíclica. Em termos leigos, digamos que é a espinha dorsal de quase toda história escrita, ou mesmo lendas. É o caminho que o protagonista da história percorre até o fim da vida, e cada um dos passos dessa trajetória. Para explicar melhor, vou usar dois personagens conhecidos por quase todos vocês: Thomas A. Anderson (o Neo de "Matrix") e Anakin Skywalker (o Darth Vader de Star Wars).
A Jornada possui alguns estágios: "Mundo Comum", "Chamado da Aventura", "Recusa do Chamado", "Encontro com o Mentor", "Travessia do 1º Limiar", "Testes, Aliados e Inimigos", "Aproximação da Caverna Oculta", "Provação", "Recompensa", "Caminho de Volta", "Ressurreição" e "Retorno com o Elixir". Cada um desses estágios pode ser identificado em partes específicas dos filmes que vou usar como exemplo, então vou nomear o estágio, explanar um breve conceito e indicar, nos filmes, quando o conceito aparece. 

1. Mundo Comum
É a descrição do mundo onde vive o protagonista antes da história acontecer. Pode conter descrições físicas do local, arquitetura política e sociológica, entre outras características. É onde o público se identifica com o protagonista.
em Matrix: a simulação do mundo, conhecida por alguns como "Capital City";
em Star Wars: a Velha República em decadência e a situação social da "periferia" (Orla Externa) da galáxia;

2. Chamado à Aventura
Quando o protagonista é convidado a deixar sua zona de conforto e mudar completamente o rumo de sua vida. Normalmente é um ponto específico, e bem curto nos filmes, mas bastante marcante.
em Matrix: o exato momento em que Anderson recebe a ligação de Morpheus, na firma de softwares onde trabalhava;
em Star Wars: inicia no momento em que Anakin encontra os Jedi, até o início do próximo estágio;

3. Recusa do Chamado
Quando o protagonista, por medo ou por acomodação, recusa-se a mudar o status quo em favor de algo maior.
em Matrix: quando Anderson, se recusa a andar no parapeito do edifício para fugir das autoridades;
em Star Wars: aqui temos uma particularidade: não é Anakin quem recusa, e sim sua mãe, que tenta dissuadi-lo e aos Jedi do plano para conseguir chegar a Coruscant.

4. Encontro com o Mentor
Quando o protagonista conhece o seu futuro mentor, alguém que vai guiar seus passos. Pode ser um antigo herói de outros tempos, ou algum líder, mas que não tem poder suficiente para alcançar o seu objetivo. Pode, também, ocorrer antes do terceiro estágio.
em Matrix: ocorre quando Anderson encontra Morpheus;
em Star Wars: quando Anakin encontra Qui-Gon Jinn. ocorre um segundo encontro, quando Anakin conhece Obi-Wan Kenobi;

5. Travessia do 1º Limiar
Quando o protagonista, agora "herói em formação", enfrenta o seu primeiro desafio. Normalmente, o herói ainda é imaturo, despreparado e possui um grande excesso de confiança, mas tem força de vontade.
em Matrix: quando Anderson escolhe a pílula vermelha, ofertada por Morpheus;
em Star Wars: inicia-se quando o jovem Anakin acidentalmente participa da batalha contra o bloqueio da Federação do Comércio ao planeta Naboo, e perdura por vários anos, até pressentir o perigo que sua mãe corria;

6. Testes, Aliados e Inimigos
Quando o agora Herói descobre quem são os verdadeiros amigos e inimigos.
em Matrix: quando Morpheus apresenta a tripulação da Nabucodonosor a Neo, e posteriormente roda o programa de treinamento do Agente, para mostrar a Neo quem são os verdadeiros inimigos;
em Star Wars: nesse caso, essa etapa da jornada fica subentendida para Anakin. Durante seu treinamento, ele descobre quem são seus aliados (Obi-Wan, Padmé, R2-D2, C-3PO...), mas ainda não conhece com clareza seus inimigos, sabendo apenas que a personificação do que ele tem que enfrentar se dá com a Federação do Comércio e o elusivo conselho dos Separatistas.

7. Aproximação da Caverna Oculta
Quando o herói, de fato, se aproxima da "zona de perigo". Não necessariamente há um embate, mas sempre há risco.
em Matrix: quando Neo vai consultar o Oráculo;
em Star Wars: inicia quando Anakin pressente que sua mãe está em perigo, e volta a Tatooine para tentar resgatá-la.

8. Provação
Quando o herói enfrenta seus antagonistas. Não necessariamente o oponente definitivo, mas mesmo antagonistas menores.
em Matrix: quando o grupo de Neo é descoberto pelos Agentes, e enfrenta as forças policiais comandadas pelos mesmos.
em Star Wars: inicia-se quando Anakin chacina o Povo da Areia, vingando-se pela morte de sua mãe, e vai até o momento em que ele enfrenta Obi-Wan em Mustafar.

9. Recompensa
Quando o herói colhe os frutos da provação. Pode ser considerado como o momento em que o herói volta para casa com a "arma secreta", que lhe permitirá enfrentar o vilão. Claro, não necessariamente precisa ser algo físico, muitas vezes é uma motivação, ou algo que o fará ter vantagem sobre o oponente definitivo.
em Matrix: quando Neo recebe o conselho do Oráculo. Esta é a sua "arma secreta";
em Star Wars: quando Anakin torna-se Darth Vader, sendo treinado por Palpatine no Lado Negro da Força.

10. Caminho de Volta
É o momento em que o Herói aposta "todas as fichas" para tentar, definitivamente, acabar com a ameaça de seu antagonista.
em Matrix: quando Neo volta à Matrix para tentar salvar Morpheus, e enfrentar o Agente Smith;
em Star Wars: outro momento difuso. Esta etapa, para Vader, dura poucos segundos, mas no universo Star Wars como um todo, vai desde o momento que ele reencontra Luke, seu filho, na lua de Endor, até o momento em que ele, de fato, enfrenta o Imperador Palpatine para salvar a vida de Luke.

11. Ressurreição
Quando, de uma forma ou de outra, o Herói "morre" e volta, ainda mais poderoso. O conceito de "morte" é subjetivo, significando uma mudança ou renovação.
em Matrix: quando Neo é alvejado pelo Agente Smith, mas depois volta à vida, agora consciente da plenitude de suas habilidades dentro da Matrix;
em Star Wars: quando Vader toma a decisão de atacar o Imperador. Diferente do que pode parecer, a "morte" não ocorre nos braços de Luke quando este tenta fugir com o pai da Estrela da Morte, e sim quando ocorre a "renovação" das intenções de Vader, motivado pela situação do filho.

12. Retorno com o Elixir
É quando o Herói retorna para casa com algo que será essencial para a manutenção do futuro. Seja o futuro da comunidade onde vive, ou para si, ou para uma pessoa específica.
em Matrix: quando Neo, após derrotar o Agente Smith e tornar-se ciente de suas habilidades, sai da Matrix, retorna ao "mundo real", mas agora tendo a capacidade de manipular a simulação de acordo com sua vontade, o que, posteriormente, auxilia na libertação do povo e no aumento da população de Sião (ou Zion), a última cidade humana no mundo devastado pela guerra contra as Máquinas;
em Star Wars: aqui temos um caso diferenciado: não é o Herói central que retorna, e sim o seu legado. Em Luke, Vader passa adiante a prova que não importa o quanto a pessoa caia, ele poderá um dia voltar a ser bom novamente.

Apesar de ser complicado assimilar todos esses passos, especialmente no caso do exemplo de Star Wars, é possível aplicar essa sistemática em diversas outras histórias. Um outro bom exemplo é o filme "Fúria de Titãs", em que Teseu passa por todos esses "perrengues" para, no final, ser consagrado como o Herói de Argo.

E você, onde já viu ser aplicada a Jornada do Herói? Em que filme ou livro você já viu elementos relacionados? Deixe seu comentário!

E por hoje é isso. Fique de olho para novos artigos e reviews logo logo!

Nenhum comentário: