Estou pensando em mudar o "cargo" da Gabi Ferri (@gabiferri24) prá "Revisora e especialista nos anos 80"... é um review melhor que o outro, como esse que segue... E prá vocês terem uma idéia, eu nem li o post (não deu tempo), mas confio tanto nela que publiquei sem ler msmo! Ah, esse ainda está sem links e marcadores, mas prometo que hj à noite eu edito e acrescento...
EDIT: Acrescentados os links, inclusive para os clipes das músicas no YouTube, além do perfil do Twitter da Gabi Ferri.

Os anos 1980 definitivamente tiveram um sem fim de filmes de grande sucesso, especialmente entre os adolescentes. A época ficou marcada pelas produções musicais, feitas com baixos orçamentos e que literalmente explodiram bilheterias.
Nasci em 1985, então não posso dizer que vi esses sucessos nascerem. Mas assim como muitos dos cinéfilos que acompanham esse blog, assisti a muitos desses filmes na Sessão da Tarde, e sou apaixonada por essas produções. Pretendo falar de algumas delas no futuro, mas não vou simplesmente ficar zapeando pelo “Tio” Google pra pinçar informações e construir textos pra vocês. Muito pelo contrário! Vou assisti-los todos novamente para poder passar não só as informações, como também as impressões que tive todas as vezes que os assisti (sim, lembro de cada uma das vezes em que assisto a um filme e de cada sensação).
O filme da vez é Footloose – Ritmo Louco, lançado em 1984. A produção, dirigida por Herbert Ross, tem Kevin Bacon (Linha Mortal, Rio Selvagem, Assassinato em Primeiro Grau) como a grande estrela e conta a história de um jovem da cidade grande que se muda com a mãe para uma cidadezinha de interior.
O roteiro se parece em muito com outros tantos filmes, mas a diferença aqui é que, nesta cidadezinha, o rock’n’roll, estilo favorito de Ren McCormick (Bacon), é proibida, assim como a dança. O autor da proibição é o reverendo Shaw Moore (John Lithgow – Risco Total e Dexter), o qual teve o filho morto em um acidente de carro após uma festa regada a muita bebida e, talvez, drogas. Ren se envolve com a filha do reverendo, Ariel (Lori Singer), com quem planeja um baile de formatura para o pessoal do colégio, indo contra as regras instituídas na cidade.
O roteiro é até fraquinho, cheio de atropelos – algumas cenas parecem não ter muita relação com as outras, e alguns fatos parecem acontecer rápido demais – mas o que marca nesse filme com certeza são as coreografias, em que Kevin Bacon se destaca pela naturalidade, misturando, inclusive, elementos de ginástica olímpica (prestem a atenção na cena do pavilhão abandonado!).
Um dos personagens mais engraçados com certeza é o desajeitado Willard (Chris Penn), que confessa que não sabe dançar. Ren, então, começa a ensina-lo, e garante boas gargalhadas durante o filme.
Outro destaque: a trilha sonora é de primeira! Do início ao fim, é possível ouvir sucessos de Kenny Loggins (Footloose, I’m Free), Karla Bonoff (Somebody’s Eyes) e Bonnie Tyler (Holding Out for a Hero) entre outros grandes artistas. Duas das músicas, Footloose e Let's Hear It for the Boy, inclusive, foram indicadas ao Oscar de Melhor Canção Original, e Footloose foi indicada ao Globo de Ouro. A trilha sonora está classificada na lista dos 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e foi indicada ao Grammy pela sua qualidade.
Não, este filme não está na lista dos cult, dos melhores roteiros, melhores atores, melhores diretores e todas essas coisas. É um filme simplesmente pra se divertir, pra curtir no final de semana e assistir com a galera. Quem sabe vocês não se empolgam e acabam afastando o sofá na sala pra começar a dançar? Diversão na certa!
Dica – sendo um filme mais antigo, fica difícil encontra-lo nas locadoras. Em Carazinho, só encontrei na Digital Vídeo (Avenida Pátria, ao lado do Centro de Diagnóstico da Unimed). Se você realmente curte (ou vier a curtir), vale a pena adquirir pela editora Saraiva, que sempre tem umas promoções legais de filmes antigos!
PS.: Essa crítica foi escrita ouvindo a trilha do filme... SUPER INSPÍRADA!!
4 comentários:
Cara gostei demais do seu blog, muitos filmes que vc postou aqui eu já assisti, mas outros muitos não.
Eu percebi que vc tem mais ou menos o mesmo gosto de filme que eu, então eu vou parar pra assistir uns filmes que vc diz ser bom.
Vlw, e parabéns
o filme é achado em balaios aqui em POA.
12.99 se não me engano, DVD edição simples.
Ow, Cassiano, blz?
Olha só, como nem todo mundo consegue ir sempre pra POA, eu indiquei a Saraiva até pro pessoal que curte dar uma garimpada a mais pra descobrir outros tantos filmes... Eu só compro por ali, mas o LM e eu agradecemos a sugestão, já que o pessoal lê os comentários e se orienta por aqui. Se puderes, dê o nome do "balaio", sebo, ou seja lá qual for o nome da loja pro pessoal procurar!
Abraço
Foi mal! hehehe
o "balaio" é chamado Lojas Americanas. Muitos filmes em DVD a preços bem acessíveis.
Postar um comentário